O Edge Rank é um algoritmo que determina qual o alcance que as publicações de uma Fan Page terão em função do histórico do conteúdo publicado na página.
O Edge Rank é um critério para avaliação de tudo que é postado na página e seu impacto sobre a audiência. É baseado nele por exemplo, que o Facebook determina o que deve ou não ser exibido no Feed de Notícias dos fãs da página.
Através do EdgeRank, cada post que é publicado recebe uma pontuação que irá determinar qual será o seu grau de exposição. Se a pontuação é baixa, muitas pessoas não irão vê-lo. Inversamente, se a pontuação é alta, maior é a distribuição do post e consequentemente maior será o destaque dado a ele. o Edge Rank funciona como um termômetro dos posts no Facebook. Esse conceito é tão importante que em nosso Curso de Facebook Marketingdedicamos um módulo inteiro à sua discussão.
O fato de você postar uma atualização de status na timeline, não quer dizer que obrigatoriamente ela será distribuída para cada um de seus fãs, no caso das páginas ou amigos no caso de perfis. É o EdgeRank que determina quais as mensagens que serão mostradas, e a quem serão mostradas no Newsfeed. Por isso, o EdgeRank é considerado o mais importante indicador de qualquer atividade dentro do Facebook. Mal comparando, podemos dizer que o EdgeRank é a versão do Facebook para o já consagrado Page Rank do Google.
Agora que você já sabe o que é EdgeRank, é bem provável que esteja curioso para saber qual é o seu, correto? Bem, infelizmente o Facebook não informa, mas existem alguns serviços como o EdgeRank Checker que podem lhe dar essa informação.
Como é calculado o EdgeRank do Facebook
Na imagem abaixo temos a fórmula de cálculo do EdgeRank. Embora possa parecer complicado inicialmente, a fórmula não é tão difícil de entender, pois não envolve tanta matemática assim. O cálculo do EdgeRank leva em consideração basicamente três fatores.
O importante, é assimilar o conceito de cada variável para que você possa moldar seu conteúdo de forma a conseguir o maior EdgeRank possível e com isso possibilitar um maior alcance para suas publicações no Facebook.
O cálculo do EdgeRank é feito baseado em três parâmetros chave:
Afinidade
Representa a quantidade de interações que cada post recebe. A quantidade de pessoas, fãs ou amigos, que curtem, comentam e visualizam fotos e vídeos é determinante nesse critério. Perfis que costumam interagir com os post de sua página ou perfil, terão uma probabilidade maior de ver sua mensagem exibida na Timeline deles. É um critério, de certa forma parecido com o critério de popularidade do Google, um velho conhecido de quem trabalha com SEO.
Peso do Conteúdo
O Facebook atribui um peso para cada tipo de conteúdo. É consenso, em função de observações e pesquisas, que fotos e vídeos têm um peso maior que textos e links. Com base nesse critério de cálculo para o EdgeRank, os conteúdos mais interativos, tem uma melhor chance de conseguir uma boa propagação e consequentemente uma maior relevância para o perfil ou página.
Tempo de Publicação
Velocidade é tudo em termos de comunicação, por isso, o Facebook atribui um peso maior a posts mais recentes, o que faz todo sentido. Portanto, postagens mais recentes tendem a ter um peso maior em termos de EdgeRank.
Com essas diretrizes, já podemos ter uma ideia do tipo de conteúdo que produzirá um EdgeRank maior e consequentemente trará um maior prestígio para sua página ou perfil. Não se trata de “postar para o Facebook” e não para os seus leitores, como já está sendo discutido em algumas rodas. Trata-se de gerar conteúdo que seja relevante para os seus amigos ou fãs. O EdgeRank simplesmente qualifica o conteúdo em função do que é mais interessante para os usuários do Facebook, e portanto, você deve ter um conteúdo que se encaixe nesse perfil, caso contrário, sua atuação não terá o impacto que se espera.
Como melhorar o seu EdgeRank
Agora que você já sabe o que é EdgeRank e como ele funciona, vamos a algumas dicas para melhorar a sua pontuação e consequentemente o resultado das suas campanhas de marketing nas mídias sociais.
Conteúdo de Maior Peso
Como vimos acima, fotos e vídeos têm um peso maior em termos de EdgeRank. Por isso, dê preferência a esse tipo de conteúdo em suas postagens, mas não se esqueça de variar o seu conteúdo para torná-lo ainda mais atraente. A vantagem de saber o que é EdgeRank e como ele funciona é justamente essa, moldar o seu conteúdo para uma maior exposição sem prejudicar a sua audiência. Ter um bom EdgeRank é bom, mas ser interessante para os seus amigos ou fãs é mais ainda.
Conteúdo de Maior Engajamento
Quanto maior o engajamento, maior o EdgeRank, por isso esse é o melhor conteúdo para ser postado. Evite colocar conteúdo para “marcar presença”. Se você não tem conteúdo, busque em outro lugar, publicando assuntos afins de forma a enriquecer o seu time line.
Incentive a Interação
Da mesma forma que usamos o Call to Action em nossas peças publicitárias, essa é uma prática também válida em termos de posts no Facebook. É sabido que com um pedido de interação facilita bastante essa atitude. Em blogs usamos muito essa técnica, solicitando um comentário ao final do post. Adote essa estratégia também no Facebook.
Utilize Horários de Pico
É fácil descobrir pelo Facebook Insights quais são os horários preferidos pelos seus fãs e amigos no Facebook. Lembre-se que nem todo mundo está conectado o dia inteiro no Facebook. Tente concentrar sua atividade nesses horários para que suas chances de interação sejam maiores e consequentemente seu EdgeRank também.
O EdgeRank já é um indicador importante para qualquer participação no Facebook e a tendência é que fique cada vez mais relevante. É por isso que em nosso curso de Facebook damos muita importância ao seu cálculo e formas de gerar conteúdo cada vez mais relevante e provocativo em termos de score.
Agora que você já sabe o que é EdgeRank, leve-o em consideração na hora de elaborar suas estratégias e publicações. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.
Fonte: http://www.academiadomarketing.com.br/o-que-e-edgerank/
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