Não restam dúvidas que o e-commerce se tornou uma das principais plataformas para as empresas potencializarem as vendas.
Além disso, em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19) muitos buscaram investir nesse meio. De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020.
Contudo, embora haja essa praticidade de divulgar os produtos e vendas online, existe a competitividade.
Empresas de embalagens plásticas, por exemplo, podem estar presentes nos meios digitais, logo, apostas em diferenciais no e-commerce é ideal para ficar a frente da concorrência e obter vantagem competitiva.
Pensando nisso, listamos quatro principais diferenciais para você ter uma loja virtual de sucesso. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!
1. Design e informações relevantes
A primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
Disto isto, um bom design e layout responsivo pode influenciar o acesso na loja virtual, pois proporciona ao consumidor uma melhor experiência, facilitando a compra.
Assim, ao ter acesso às informações relevantes o usuário que ainda tem dúvida em comprar uma placa de circuito impresso na loja virtual, ter um blog na plataforma a fim de educar o cliente é um diferencial.
Além disso, disponibilizar os produtos com boa imagem, descrição, lançamentos e afins, é indispensável para o sucesso da loja online!
2. Canal de atendimento
Outro fator importante para o diferencial do seu e-commerce é o canal de atendimento.
Se você imaginou que não influencia no diferencial e sucesso nas vendas, sugiro que mude este pensamento.
Um atendimento de qualidade contribui para gerar a satisfação do consumidor de modo que decida realizar a compra e, possivelmente, se fidelizar à marca.
Em caso de dúvida sobre um martelete demolidor disponível na plataforma, um atendimento rápido e eficaz através do chat a fim é essencial, logo, entenda as necessidades do usuário e busque sanar todas as dúvidas.
3. Ofereça condições especiais no e-commerce
Você já acessou uma loja virtual após visualizar um anúncio de promoção e frete grátis? Provavelmente a resposta é, sim!
Para que os potenciais clientes tenham acesso a essas informações da sua loja online, invista nas estratégias de marketing digital como, email marketing, links patrocinados, marketing de conteúdos, entre diversas outras.
Sem dúvida, ao investir nessas ações vai aproximar marca e cliente, gerar mais relacionamentos, aumento de trago e conversões de leads.
Contudo, é imprescindível fornecer entregas rápidas e no prazo estabelecido no ato da venda, produto de qualidade, de modo que o consumidor receba o item de modo satisfatório.
4. Suporte ao cliente
Por fim, mas não menos importante, um diferencial no pós venda contribui – e muito!- para o sucesso do seu negócio online.
Um e-commerce não é caracterizado somente para facilitar as vendas e distribuição aos consumidores, por isso, fornecer o suporte ao cliente em caso de problemas em relação ao produto é essencial.
Embora não seja comum o envio errado de produtos comprados através da plataforma, oferecer um diferencial na retirada do item na residência do consumidor para realizar a troca, por exemplo, pode evitar insatisfação e proporcionar o retorno do cliente no seu e-commerce e comentários positivos na internet em relação à prestação de serviços.
Agora que você já sabe os diferenciais para ter um e-commerce de sucesso, que tal investir nas estratégias de marketing para atrair o seu público alvo e obter sucesso nas vendas e fidelizar clientes? Gostou do post? Deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.