Não restam dúvidas que o avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios e vantagens para a sociedade.
Em uma crise em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), os setores comerciais foram afetados, houve aumento de desemprego, alta demanda por produtos essenciais para a prevenção do vírus, e assim por diante.
No entanto, algumas empresas buscaram soluções para driblar a crise e manter-se ativa no mercado e atender as necessidades dos consumidores. E isso só foi possível devido ao uso de tecnologia.
Por exemplo, setores comerciais de estrutura metálica para galpão, telefonia, escritórios, entre outros, puderam adotar o trabalho em home office como alternativa para garantir a saúde dos funcionários, empresa ativa e gerando receitas.
Diante desse cenário, preparamos este conteúdo para mostrar como usar a tecnologia a seu favor, para que o seu negócio se mantenha ativo e oferecendo serviços com qualidade, visto que está inserido em um mercado competitivo e não pode ficar para trás. Continue lendo e confira!
1. Invista no comércio eletrônico
Sem dúvida, aproveitar as vantagens da tecnologia de investir em comércio eletrônico, conhecido como e-commerce e loja virtual, é uma excelente opção a favor do seu negócio.
Imagine que um consumidor está à procura de placas em acrílico nos buscadores do Google, e encontra a sua marca. A chance de atrair os seus potenciais clientes a realizarem a compra aumenta.
Até porque, durante a pandemia o consumidor adotou o hábito de comprar online, mesmo que antes já existia essa possibilidade, a prática está em alta e tende a continuar. Não deixe que o seu negócio fique de fora dessa e garanta visibilidade no mercado!
2. Aplique o marketing digital
Outra prática imprescindível que gera benefícios e vantagens para seu negócio, é a tecnologia do marketing digital.
Com um conjunto de estratégias bem elaboradas, é possível divulgar o seu comércio eletrônico das demais mídias digitais, de modo que atraia a atenção do seu público-alvo, gere leads e transforme em clientes.
Afinal, a sua empresa precisa ser vista, e nos dias de hoje, precisa estar conectado no mundo virtual devido ao avanço da tecnologia, que garante a praticidade e agilidade nas novas formas de fazer negócio para as pessoas encontrarem o que necessita.
Além disso, permite um melhor relacionamento entre a empresa e o consumidor. Sendo assim, aproveite as oportunidades tecnológicas e invista nas estratégias de marketing digital para captar e prospectar clientes.
3. Use ferramentas de gestão
Se você pensa que a tecnologia é caracterizada apenas em estratégias para vender mais, sugiro que mude esse pensamento, pois o avanço tecnológico proporcionou vantagens em aumento de produtividade, e também em ferramentas para controlar o seu negócio.
Por isso, invista em ferramentas de gestão, como Trello, para organizar os projetos da sua empresa de vassouras magnéticas, e o Dropbox, para armazenar e compartilhar arquivos e facilitar o gerenciamento do seu negócio, possibilitando uma maneira ágil, efetiva e que ainda diminui os erros.
Existem outras que você pode pesquisar e investir em uma ou mais ferramentas para melhorar a gestão da sua empresa.
4. Software de gestão empresarial (ERP)
Muito provavelmente você já ouviu falar no sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning), que significa Planejamento de Recursos Corporativos.
Investir nesse software é fundamental para as empresas obterem um melhor controle de estoque e tomar decisões assertivas para as questões de planejamento, finanças e afins.
Em um mercado totalmente competitivo, é imprescindível evitar que a sua empresa cometa erros que podem impactar financeiramente e em processos produtivos.
Dessa maneira, o seu negócio tende a fluir melhor, com o gerenciamento de estoques, receitas, vendas sob controle de um sistema de gestão. Então, o que está esperando para usar a tecnologia a favor do seu negócio?
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.