O Twitter enfrenta uma crise por não aumentar o número de usuários da plataforma, mas, pelo menos em um país, o microblog reúne mais pessoas do que o Facebook. No Japão, a rede social do passarinho azul possui 35 milhões de membros enquanto o site de Mark Zuckerberg tem 25 milhões, segundo reportagem do jornal “Wall Street Journal”.
Quando são considerados dados do mundo todo, a distância em termos de usuários entre as duas plataformas ainda continua grande: 320 milhões para o Twitter e 1,59 bilhão para o Facebook.
Nesse contexto, a vantagem de 10 milhões de usuários no Japão parece um trunfo pequeno para o Twitter. Mas não é. A empresa anunciou que não a base de usuários ficou estagnada em 2015, enquanto o Facebook ampliou a sua em 14%.
A notícia é tão boa que fez a empresa abrir pela primeira vez seus dados segmentados por país. Ao jornal, Shailesh Rao, vice-presidente do Twitter para Ásia, Pacífico e América Latina, diz que fez isso para afastar o receio de que o microblog não consegue mais chamar a atenção de novos usuários, influenciadores, organizações de mídia e anunciantes.
Segundo o executivo, a empresa aumentou sua receita publicitária em ritmo duas vezes maior que o registrado no resto do mundo, com acordos feitos, por exemplo, com a operadora de telefonia móvel NTT DoCoMo e a empresa de comércio eletrônico Rakuten.
Rao afirma ainda que os japoneses deram um salto de uso desde 2011, quando apenas 7 milhões deles estavam na plataforma. Isso aconteceu, diz, graças à disseminação de informações no microblog durante grandes desastres naturais, como o tsunami em 2011.
FOnte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/02/twitter-tem-mais-usuarios-que-o-facebook-no-japao.html / Foto: Dado Ruvic/Reuters / Do G1, em São Paulo
Image already added