Como a tecnologia e a internet auxiliam a microempresa
É fato que a tecnologia caminha na velocidade da luz. E, é nossa obrigação tentar pelo menos acompanhá-la em nosso favor. Tentar ao máximo trazer seus benefícios para o dia a dia, pessoal e profissionalmente falando.
E quando se tem uma empresa, os canais de comunicação são de extrema importância para que haja facilidade de contato de fornecedores, parceiros e clientes. Porém, além da comunicação, existem outras tecnologias, que dependem da internet, das quais o microempreendedor necessita estar a par, para desempenhar suas tarefas. Abaixo, alguns exemplos delas.
Programas de emissão de notas fiscais eletrônicas
Para ficar em dia com as obrigações fiscais, a emissão de notas fiscais faz parte das tarefas do microempreendedor. O programa emissor de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é fornecido pela Secretaria da Fazenda, de forma gratuita, disponibilizado no site. Encontre o link correto e siga os passos. É um aplicativo para computador e de fácil utilização. Nele, você tem a possibilidade de cadastrar produtos (com descrições detalhadas como peso, preço, entre outros), clientes. E ao finalizar a NF-e, tem como salvar e imprimir o documento fiscal, que deve estar anexado junto com a mercadoria, quando for entregá-la. Para habilitar sua empresa e viabilizar a emissão de nota fiscal eletrônica é necessário que ela seja registrada junto a prefeitura do município de atuação. Dessa forma, precisará de comprovação de endereço nesta localização (mesmo que seu trabalho seja home office). Para maiores informações, acesse o site www.receita.fazenda.gov.br
Planilhas online de organização financeira
Para organizar de forma simples e fácil, existem aplicativos, inclusive gratuitos que possibilitam o microempreendedor a organizar suas contas. Tais programas possuem agendas eletrônicas pessoais de compromissos, lembretes sonoros, planilha para montagem de custos dos produtos, cálculo gerais, organização de pastas, armazenamento de relatórios, dentre outras facilidades. No site do Sebrae existem ofertas de planilhas eletrônicas para controle e gestão das finanças de uma microempresa que podem auxiliar na organização. Para mais informações acesse o site www.sebrae.com.br
Possibilidade de vender mais pela internet: o e-commerce
Hoje em dia muitas pessoas buscam a internet para não somente pesquisar e, sim de fato, comprar. Caso sua empresa tiver condições de ingressar no comércio online, além do presencial, será mais uma forma de abranger clientes. É certo que, para essa adequação, será necessária a presença de um profissional da área de web, para desenvolver um site funcional, combinado ao seu produto. Mas, é um investimento a se pensar. Com essa nova abertura, você deverá seguir as regras e normas de um site de vendas, viabilizando as formas de pagamento, bem como a utilização de cartões de forma segura.
Canais de comunicação nunca são demais, mas é necessário atender a todos eles
O cliente é seu bem maior. Não importa seu nicho de mercado. É ele que, se tratado de forma adequada, trará bons frutos para seu empreendimento. O foco nele deve ser seu objetivo principal e, sua conquista pode ser realizada de várias formas.
E-mail marketing
Uma delas é o email marketing. Ferramenta utilizada para persuadir, de forma particular, não invasiva, direcionada. Para isso, deve estudar bem o que o seu cliente procura e, dentre os produtos que oferece, trazer exatamente a solução dessa busca.
Para que o email marketing funcione, paralelamente, pode-se abrir um espaço para que seu cliente manifeste suas vontades e, ouvi-lo de fato, de forma a aproveitar suas colocações a seu favor, transformando-as em sugestões. Dessa forma, você terá material suficiente para iniciar o envio de suas considerações por email a esse cliente.
SAC e formulários de preenchimento via site da empresa
Essas duas formas de comunicação também são oferecidas, através da tecnologia, para auxiliar o empreendedor no contato direto com seu cliente. O SAC pode se caracterizar por um número de telefone, bem como algo que seja acessado pelo site, de forma escrita. O formulário, pode se estender desde críticas, sugestões. perguntas ou textos no geral. Dessa forma, você complementa ainda mais a forma de comunicação com seu cliente.
Maquininhas de cartão: escolha fundamental para facilitar as vendas
Tantas são as opções no mercado de maquininhas de cartão. A escolha deve estar atrelada às facilidades como: anuidades, aluguéis, aceitar várias bandeiras, ter mobilidade para fazer vendas porta a porta, tecnologia avançada na hora de realizar as vendas, boas taxas de crédito e débito, bem como para o adiantamento desses valores, dentre outras características. Uma das empresas que oferece maquininha de cartão é a PagSeguro, que nos planos disponíveis, pode agregar outras facilidades ao seu negócio.